top of page

Afinal, o que é ou quem é a Mulher Selvagem?

Atualizado: 14 de jun. de 2021

O que é a Mulher Selvagem? Por que estamos escutando tanto essa expressão ultimamente? Isso se deve a expansão da consciência do Sagrado através dos Círculos Femininos. Trata-se de um despertar individual e também coletivo da importância do resgate da energia feminina tão marginalizada durante anos e anos pelo patriarcado, e, eu tenho orgulho de dizer que faço parte deste movimento, sendo e fazendo parte de grupos com as minhas ancestrais de ensinamentos e como facilitadora de círculos com vivências em grupo despertando essa mulher selvagem em cada mulher que cruza o meu caminho e que sinto a necessidade de passar esse aprendizado.


A Mulher Selvagem é a minha, a sua, a nossa essência, a individualidade o anseio de cada mulher que deixou esse “Mulher Selvagem” escondida nas profundezas da alma, no inconsciente individual, coletivo devido a situações impostas pelo ambiente, pela sociedade. Pergunto: Quem é você?


Então, para despertá-la, ou até mesmo resgatá-la destas profundezas não será tão fácil, afinal, quanto tempo ela está lá? Quantas de nós sucumbiram com ela adormecida? E quantas de nossas ancestrais que mantiveram essa Mulher Selvagem desperta tiveram como consequência a fogueira que até hoje queima! Sim, porque até hoje aquelas que desafiam que faz a alquimia da transformação de um ambiente, cultura, são queimadas não mais na fogueira propriamente dita mas ainda são queimadas!


Retornamos ao lar, às profundezas para trazê-la à tona como sempre deveria ser! E para isso trabalhamos muito os arquétipos, os símbolos, mas isso é tema de outra conversa, continuemos...


Despertar a Mulher Selvagem é despertar nossa essência, tirar as amarras impostas pela sociedade, a falta do amor próprio da Afrodite, a dependência do outro financeira e/ou emocionalmente, é Artêmis ferida! É o ciúme doentio de Hera! Estávamos ficando cada vez mais longe do que verdadeiramente somos, mas sabemos que podemos ser o quisermos desde que isso esteja conectado com seu propósito, essência divina!


Agora eu vou te dizer quando você fere ainda mais a Mulher Selvagem...


Talvez para algumas tudo isso seja bobagem (sinto e respeito sua evolução) mais do mesmo... para outras podem não entender nada e está tudo bem também, porque cada um tem o tempo, para outras fará sentido repassar esse tema adiante e transformar. Quem já é uma "bruxa natural", essa também será uma expressão para outro bate papo, sabe do que estou falando e entende muito bem disso, porque já estão acordadas ou em processo, escutaram o chamado!


Clarissa Pinkola diz que, assim como a fauna está em extinção assim está a mulher selvagem saqueada e relegada as partes mais pobres da psique.


Lobos, coiotes, ursos e mulheres rebeldes ou melhor despertas, amedrontam, possuem reputação semelhantes caracterizados como cruéis, perigosos. Ela sofre a pressão de ter que ser melhor para tudo e para todos e sua sabedoria fica ali nas profundezas da alma.


Essas mulheres relegadas, sem espaço sem instrumento para sua arte (entenda arte qualquer conhecimento desvalorizado) vai para a caverna e bosque e ali dançam, criam e assim superam e se mantêm escondidas da sociedade. Não faz muito tempo e ainda em alguns lugares... as mulheres eram consideradas como mercadorias de troca... “lhe dou a mão de minha filha por.…”, se separassem então era o fim, eram marginalizadas, mal vistas e daí tantos problemas com a questão da violência.


Mas muitas delas encararam e encaram tudo isso mesmo sendo ignoradas as vezes até mesmo de formas pejorativas mas seguem porque acreditam na mudança!


Agora eu vou te dizer como você se conecta com essa Mulher Selvagem, o retorno ao Lar:


Diante de tantas as coisas, de tantos sentimentos enraizados... Clarissa Pinkola nos alerta para a forma simples deste despertar! Resgate as situações e imagens que te fizeram a mulher mais feliz e realizada! A gravidez? A criação do seu filho? O cuidar de um amor verdadeiro, da sua rosa? Do seu jardim.... Você também pode sentir na poesia, na música, no tocar do tambor ou o contato com a mulher que já está despertada!


Aqui, resumidamente e de uma forma muito simples falei, porém como eu disse, é profundo e é melhor a jornada quando unidas! Quando uma mulher ou mulheres entram em contato com a Mulher Selvagem elas se tornam criativas, relações saudáveis e verdadeiras, sexualidade sadia, recebem o dom da observação, sabedoria e intuição. Se sentem plena, consciente do território e das forças vitais, ninguém as tiram do eixo.


Para finalizar te pergunto:

Qual a tua crença? Acredita na união feminina para o despertar desta energia feminina para um equilíbrio com o masculino? Ou acredita na competição e na falta de sororidade verdadeira? Dependendo do que você respondeu intimamente, reflita sobre sua energia e os grupos nos quais se encontram, dependendo da sua resposta La Loba talvez ainda não a encontrou e você não despertou a sua Mulher Selvagem!


"(...) Ahh Criatura admirável, seja bem vinda! Estou esperando por você (...) fico feliz por ter encontrado o caminho (...) Sente-se comigo um pouco, faça uma pausa (...) no paraíso ninguém lhe perguntará sobre a quantidade pratos (ninharias), mas sobre a intensidade que escolheu viver!"

PINKOLA, Clarissa. Ciranda das Mulheres Sábias.


Aguardo você para uma xícara de chá!


Com carinho e alquimia,

Kelly Rodrigues (Khika)

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page